COMPROMETER-SE É:
Assumir compromisso. Dar sua palavra como garantia. Assumir responsabilidades obrigar-se. Espiritualmente, uma pessoa se compromete com Deus quando, diante da igreja e do mundo, assume um compromisso de obediência à Bíblia Sagrada.
1. ALGUNS ASPECTOS LIGADOS AOS COMPROMISSOS INTERIORIZADOS E INDIVIDUAIS:
1.1 — O compromisso do cristão com Deus
O compromisso do verdadeiro cristão é deixar que Deus ocupe o primeiro lugar na sua vida (Mateus 22.37,38).
1.2 — O compromisso do cristão com a Palavra
Se o cristão tem compromisso com Deus é certo que também terá compromisso com Sua Palavra (Tiago 1.22-25).
1.3 — O compromisso do cristão com ele mesmo
O cristão deve viver com toda a cautela para não se sobrecarregar com os cuidados deste mundo (Lucas 2 1.34).
2.1 —A figura do pai
O compromisso do pai diante da família alicerça-se fundamentalmente na sua figura. O pai tem o dever de abençoar os seus filhos como fez Isaque a Jacó (Gênesis 27.27). Sua presença atuante faz com que a criança se diferencie da mãe e ajuda no auto-reconhecimento e na diferenciação social. Por isso, o diálogo é importante.
2.2-A figura da mãe
A conduta da mãe para com seu filho produzirá marcas psíquicas na personalidade dele. A mãe de Jacó o influenciou muito (Gênesis 25.28; 27.6-17,41-45).
2.3 — Os deveres dos pais
Os pais também devem impor limites. Jesus era sujeito aos seus pais (Lucas 2.5 1). A mãe ou o pai que dá tudo para o filho alimentará nele a falsa ideia de que todos irão fazer a vontade dele na hora que ele bem entender.
2.4 — Deveres do casal cristão
O cristão deve zelar pelo relacionamento conjugal (1 Coríntios 7.3), sujeitar-se e entregar-se ao cônjuge (Efésios 5.22-25).
III. O COMPROMISSO DO CRISTÃO COM A IGREJA, A PÁTRIA, E O SEU TESTEMUNHO DIANTE DO MUNDO:
3.1 - O compromisso do cristão com a igreja
O cristão deve estar sempre bem trajado, ter compromisso, reverência e respeito à Casa do Senhor, e agregar-se aos irmãos como em um só Corpo. A Igreja pertence a Jesus e é um só Corpo formado por muitos membros com funções diversificadas (1 Coríntios 12.12- 14).
3.2 — O compromisso do cristão com sua Pátria
O cristão deve ter compromisso de orar pela sua nação (1 Timóteo 2.1-3) e pagar os seus impostos (Mateus 22.20,2 1).
3.3 — O compromisso do cristão com o seu testemunho pessoal
O cristão é a carta de Cristo escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus (2 Coríntios 3.2,3). Por isso deve dar testemunho de sua fidelidade a Cristo perante o mundo.
CONCLUSÃO
O cristão deve manter um testemunho limpo e transparente diante de Deus e dos homens. Ele deve cuidar de sua família, amar a sua esposa e os seus filhos e trabalhar com dedicação em sua igreja. Este comportamento o identificará como pessoa responsável e compromissada com a Palavra de Deus.
0 comentários:
Postar um comentário