Pages

sexta-feira, 14 de junho de 2013

FESTA JUNINA

Nesta sexta e sábado (14 e 15/06) 
estaremos com a
 barraca do Café Cremoso 
e Chocolate Quente, na 
FESTA JUNINA da
 Paróquia Sagrado Coração de Jesus,
no Parque Alvorada.

No dia 16/06 será o 
TRADICIONAL CHURRASCO (no salão 
da Paróquia São Carlos).
Ingressos ainda à venda na Paróquia
 Sagrado Coração de Jesus.

Aguardamos TODOS VOCÊS!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

As doze promessas do Sagrado Coração de Jesus

 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu os aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11, 28-30).

Se o Coração de Jesus é manso e humilde, o nosso também deve ser. Busquemos viver como Ele, amando como Ele, pautando nossa vida nos Seus valores, ensinados no Evangelho. No coração de Jesus não cabe amargura. No coração de Jesus não cabe ódio. No coração de Jesus não cabem mágoas, intrigas, discórdias e desavenças.
Na Última Ceia João, o discípulo amado, fez a experiência do Sagrado Coração de Jesus ao reclinar-se sobre o peito do Senhor. Mais tarde o próprio João, diante da cruz, apresenta o Coração de Jesus transpassado pela lança do soldado do qual jorrou Sangue e Água (Jo 19, 34-37). Ali se cumpre a profecia de Zacarias: “Olharão para aquele que transpassaram” (Zc 12, 19) e começa a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Porém, esse Coração foi esquecido pelos homens, até que no ano de 1675, durante a oitava da Festa de Corpus Christi, Jesus faz para Margarida Maria Alacoque, a chamada Grande Revelação:

“Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia. Entretanto, o que Me é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim. Por isto te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa particular para honrar Meu Coração, comungando neste dia, e O reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares. Prometo-te que Meu Coração se dilatará para derramar os influxos de Seu amor divino sobre aqueles que Lhe prestarem esta honra”.

Numa aparição a Santa Margaria Maria Alacoque,
 Nosso Senhor prometeu:

"As pessoas que propagarem essa 
devoção terão os seus nomes inscritos
 para sempre no meu 
Coração”.


De suas aparições também se ressaltam as doze promessas do Sagrado Coração de Jesus:

1ª - “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.

2ª - “Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”.




4ª - “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.

5ª - “Serei seu refúgio seguro na vida, e principalmente na hora da morte”.

6ª “Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos”.

7ª - “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.

8ª “As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática dessa devoção”.

9ª - “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.

10ª - “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais empedernidos”.

11ª “As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes inscritos para sempre no meu Coração”.

12ª - “A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Coloquemos nossas esperanças e confianças no Sagrado Coração de Jesus que é fonte de misericórdia. Jesus Manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Sagrado Coração de Jesus

Dia 07 de junho/13 (sexta-feira) a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração tem as suas origens na devoção popular e, sem dúvida, é uma das piedades mais difundidas e mais amada pelos fiéis.

A expressão “Coração de Cristo” nos remete à totalidade de seu ser, Verbo encarnado para a salvação de toda a humanidade. Esta piedade popular tem a sua fundamentação na Sagrada Escritura. Jesus, em seu Evangelho, convida os discípulos a viverem em íntima comunhão com ele, assumindo a sua palavra como modo de vida e revelando-se um mestre “manso e humilde de coração”.

Esta expressão também nos remete ao momento da morte de Cristo, em que, do alto da cruz, por uma lança o seu Divino Coração foi transpassado, de onde jorrou sangue e água, símbolo do nascimento da Igreja e de seus sacramentos, símbolo de nossa redenção. Na água está a nossa purificação e no sangue está a nossa salvação. Neste momento a esposa de Cristo, a Igreja, lava e alveja as suas roupas no sangue do Cordeiro.

O texto que narra Cristo mostrando o lado e as mãos aos discípulos e o convite a Tomé para estender a mão e tocar seu lado também faz parte da fundamentação desta devoção. Esses textos narram o convite que Cristo faz todos os dias a nós, o convite para participarmos de sua ressurreição, entrarmos em sua glória, tornando-nos parte integrante dela, testemunhando-a com nossas vidas e com nossas ações.

Coração nos lembra amor, e há no mundo algum outro coração que amou mais do que o Coração de Jesus? Amor verdadeiro, que só no seu coração encontramos. Todos os dias temos que pedir para que Cristo nos conceda a graça de termos os nossos corações semelhantes ao dele, pois o seu coração é a fonte, o rio, o oceano de misericórdia, no qual somos mergulhados.

Às vezes, para nós este Sagrado Coração se mostra um tanto radical, pedindo de nós um grande despojamento (cf. Mt 19,21) que nem sempre estamos prontos ou dispostos a aceitar. Como no caso do jovem que se encontra com Jesus e pede para que ele o diga o que deve fazer para ter a vida eterna. Não pronto para esta radicalidade, o jovem volta para casa entristecido. Atitude diferente têm inúmeras pessoas que, em determinado momento de sua vida, encontraram-se com este coração e não tiveram medo de dizer o seu sim e se lançar nele.

Celebrar o Sagrado Coração é lembrar que Cristo foi verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. E, sendo homem, também teve os mesmos sentimentos que nós temos. Mas com uma diferença: seu coração sempre foi manso e humilde, por isso nunca maltratou ninguém. Sendo Deus, nunca julgou, mas sempre usou de misericórdia, compadeceu-se dos sofredores e humilhados e sempre prestou-lhes ajuda e consolo. E nós, como andam os nossos corações?

No dia seguinte, após a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebramos a memória do Imaculado Coração de Maria. Não temos como falar do Filho sem falar da Mãe, não podemos celebrar o coração do Filho e não celebrar o coração da Mãe.

Essas duas celebrações estão ligadas mostrando-nos um sinal litúrgico da proximidade desses dois corações: o mistério do coração do Salvador se projeta e se reflete no coração da Mãe, que é também companheira e discípula. Se a solenidade do Sagrado Coração de Jesus celebra os mistérios pelos quais fomos salvos, fazer memória do Coração Imaculado é celebrar a participação da mãe na obra salvífica do Filho.

A devoção ao Imaculado Coração de Maria difundiu-se bastante após as aparições em Fátima, onde ela nos pedia a oração e o jejum para que a guerra se findasse.

Durante todo este mês de junho, quando lembramos o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, possamos aprender deles o amor, a paciência e a graça de saber perdoar. Pois foi Ele mesmo que nos mandou amar uns aos outros como Ele amou.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

5 Minutos com Deus


A Paz de Cristo a Todos!

Neste tempo em que nós por meio de nossa Igreja Católica, somos convidados á celebrar e viver o Pentecostes - a Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo. Sinto-me á vontade para refletirmos sobre a importância que vejo em  exercitarmos a nossa Espiritualidade com Jesus. Onde somos chamados a abrir os nossos olhos para a Evangelização -  como meio eficaz para nossa Salvação e salvação do nosso próximo, por esse motivo é que devemos estar abertos para vivermos essa Graça que Deus ora nos concede. Graça esta, de recebermos o Espírito Santo de Deus que é nossa Luz, Força e nosso Consolador que nos aproxima de Cristo.
 Quando nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo, imediatamente abrimo-nos para que o próprio Deus se aproxime de nós e nós Dele. Digo isso, com tranqüilidade e muita alegria, pois freqüentemente, estou tendo a Graça de Deus de viver essa proximidade com Cristo. Sempre quando sou conduzido por Deus para viver essa proximidade, procuro vive-la de forma intensa, imaginando a seguinte situação: “Jesus Cristo nos momentos de dificuldade e de alegria de  nossas vidas, está conosco. Diante disso, somos levados á observar  a importância de ‘abraçarmos’ essa tão grande graça que o Pai nos dá constantemente.” 
 Graça de ter Cristo como nosso AMIGO!

Amigo que quer ter conosco uma conversa franca e sincera, estando sempre de braços abertos para nos receber e nos ajudar, nos fazendo ver que por conta desta ‘Amizade Verdadeira’ que o próprio DEUS nos proporciona com Ele viver, é que sempre Cristo caminha ao nosso lado e é quem nos sustenta e nos alimenta em meio a nossa vida, através da Eucaristia. Acreditando neste CRISTO-Amigo, é que devemos aproveitar e com consciência tirar do nosso dia ao menos ‘5 minutos com Deus’,


fazendo destes minutos, um momento ÚNICO com Deus, enxergando o quanto nos é precioso essa oportunidade que diariamente recebemos do Pai. 

Hoje aos poucos, venho exercitando isto em mim, e cada vez que me proponho a este exercício, me sinto muito FELIZ, pois sinto Deus me acolher, fazendo-me observar o quanto JESUS me ama e me quer Instrumento Dele.


Vivi está proximidade com Jesus, recentemente, quando há poucos dias fui escolhido para em um retiro de jovens, contribuir para com uma Missão – EVANGELIZAR e mesmo diante de minhas falhas, levar Jesus Cristo ao meu próximo.  Lembro que momentos antes de me pronunciar neste encontro me coloquei aos pés do SANTÍSSIMO e inicialmente, o agradeci por ter sido, mas uma vez, agraciado em estar ali e depois pedi que Deus me fizesse um jovem novo, para que por meio de seu Espírito Santo e dos dons por Ele concedidos, eu pudesse me deixar conduzir para que dessa forma o próprio Espírito Santo de Deus Falasse e Agisse por mim e em mim, por fim, pedi á Nossa Senhora que pudesse estar comigo, me fortalecendo, acolhendo e olhando por mim para que desta maneira,  eu pudesse ser Instrumento de Deus para o meu próximo para que a Graça Dele continuasse sendo derramada sobre todo aquele encontro e sobre todos aqueles que ali estavam. Com isso, senti a presença de Jesus e a Ação do Espírito Santo de Deus sobre mim e sobre todos nós naquele momento. Onde pude sentir-me também acolhido por todos que lá se faziam presentes. 

Venho partilhar com todos os leitores essa situação para relatar a importância de estarmos sempre dispostos a dizer SIM á Deus e ao chamado que ELE nos faz continuamente, estando aberto também para recebermos o ESPIRITO SANTO de Deus seguindo o exemplo dos Apóstolos de Cristo que neste tempo de Pentecostes faz com que nós também como Apóstolos de Jesus, que somos nos dias de hoje por meio de nosso Batismo, façam-nos prontos para receber a Graça de ter em nós o Santo Espírito de Deus, para que assim com CORAGEM, saibamos ver com os olhos de Deus, Julgar com Sabedoria,  Agindo com o coração e com amor, Vivendo a nossa Vida e a nossa Caminhada de Cristãos com Alegria, sendo Guiados por Deus tendo sempre em nós que devemos proporcionar MUITOS  “5 Minutos com Deus’’

Proporcionando em nós mesmos  de forma gradativa e  constante o exercício e o hábito  da ORAÇÃO diária, onde assim, conseqüentemente teremos uma proximidade e uma amizade verdadeira com Jesus. Portanto penso e busco sempre ser “eu mesmo”, sabendo que sou pecador, mas tendo dia-dia de DEUS a oportunidade de recomeçar e ser uma pessoa nova em Cristo, tentando mostrar que Deus vive em mim e devo Perseverar na Vida e na minha Caminhada sendo e vivendo como IGREJA viva rumo a contribuição para com o Reino de Deus na Evangelização dos Ambientes e do Próximo, lutando pelo alcance de meus objetivos, com Humildade, e FÉ deixando que a Vontade de Deus em mim sempre aconteça.

Que o Espírito Santo de Deus, esteja sempre em cada um de nós, nos fazendo ‘’ser LUZ para aqueles que ainda  precisam encontrar JESUS!’’

Deus nos Abençoe!

DECOLORES!!!

Tiago Vasques
Setor Laguna Carapã - MS

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Homenagem ao nosso Diretor Espiritual

    Padre Toninho Maria...


    Nesta data tão importante de sua vida, queremos prestar-lhe a nossa sincera homenagem pela grande pessoa que você é. Sabemos que nem sempre as palavras conseguem ser tão transparentes a ponto de expressar as qualidades de alguém. Mas, tentamos aqui expressar pelo menos um pouco do muito que o Senhor representa em nossas vidas.

    Queremos agradecer por tanta dedicação e paciência demonstrada para conosco e por sempre acreditar que juntos podemos ser família fraterna e melhor.

    Desejamos que consiga progredir cada dia mais, como homem de Deus, como Sacerdote e principalmente como ser humano.

    Que o Espírito Santo continue lhe dando muita saúde, força e sabedoria para exercer a missão que lhe foi confiada!Que Nossa Senhora lhe dê uma bênção toda especial neste dia!

    Parabéns!!! 
Feliz Aniversário!!!

    Sinta-se abraçado com muito carinho por todos os Jovens No Mcc da Diocese de Dourados-MS!
                            Serenata dia 05/06/13 - 00h


Retiro “Vem Espírito Santo”



Nos dias 1 e 2 de junho de 2013, aconteceu o
 Retiro “Vem Espírito Santo” 
com jovens crismandos da Paróquia São João Batista,
 que contou com a colaboração dos Jovens do Movimento de Cursilhos da Diocese de Dourados-MS.
Foi um retiro com muita animação dos jovens crismandos!
Tiveram momentos de oração, formação,
 animação e confraternização.
Foi um encontro maravilhoso em que os Jovens no MCC 
 contribuiram com a formação desses 
jovens que estão dando um passo muito
 importante dentro de nossa Igreja.

Confira algumas fotos:



 

 




 Equipe de catequistas e colaboradores da Paróquia São João Batista: